quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Madrugada e uma conversa no Twitter

@danib_i Legal. Agora só quero entender exatamente o conceito de "anonimato na internet". Meu Twitter é anômino? Meu blog é anônimo? Alô advogados!

@anônimo Não, não, nenhum dos dois. Nem sou advogado, mas você não tá assinando? Acho que o conceito é o mesmo que tem na CF.

@danib_i Quer dizer que não sou "anônima", então? E se meu nome não for mesmo "Daniela" e esta for uma foto falsa? Como ficaria?

@anônimo Se for por isso, também posso usar uma carteira de identidade falsa, ou assinar outro nome. Não faz de mim anônimo.

@anônimo Se liberassem o anonimato, as normas iam ser inconstitucionais.

@danib_i Então deveriam declarar a internet inconstitucional no Brasil e proibi-la. O que importa é como se dará o anonimato e o direito de resposta.

@anônimo Claro que não. O anonimato deve ser vedado, porque é assim que a CF. A internet não é baseada em anonimato.

@anônimo Pseudônimo não é anonimato. Eu entendo a sua preocupação, mas, de fato, prefiro que o anonimato seja vedado.

@anônimo Como já é em tudo da lei eleitoral, aliás.

@anônimo Como é que se faz pra imputar penalmente um anônimo num crime contra a honra, por exemplo?

@anônimo Não, cara. A coisa mais fácil do mundo é te imputar penalmente. Isso não é anonimato.

@danib_i Exemplo: os blogs da @narizgelado e do @coturnonoturno correm o risco de serem interpretados como anônimos e tirados do ar?

@danib_i Aposto que os juízes interpretarão o @coturnonoturno e a @narizgelado como anônimos. E exigirão que se identifiquem e que respostas sejam publicadas no blog deles.

@anônimo Bem, aí tu tem que ver com eles. Só posso responder pelo que eu entendo (pouco) de lei e de internet.

@danib_i Depende de como você interpreta isso. Tem um texto lá no meu blog. "Anonimato" é a regra. Mas com investigação ninguém é anônimo.

@danib_i Leia lá no meu blog http://bit.ly/616oC . Eu sei que anonimato na internet é uma coisa aparente.

@anônimo Mais ou menos. Não tem como pegar IP assim na facilidade não. Isso é lenda da PF.

@danib_i Se investigar, tem. Se o que você diz fosse verdade, um fake no Orkut seria anônimo. E como você vai saber quem é fake, quem não é?

@danib_i Em 2008 juízes apagaram perfis e comunidades do Orkut (sem ligação com partidos) porque entenderam que campanha só era permitida no site do candidato…

@anônimo Mas isso era o entendimento anterior. A regra era essa. Agora é uma outra lei que eles seguem. E juiz tem que seguir a lei.

@danib_i O que quero dizer é que os juízes darão sempre a interpretação mais rigorosa. Que vão ao pé da letra. Aí você verá no que vai dar.

@anônimo O caminho é enorme. Descobre o IP, depois o pc que acessou. E se for numa lan house? Fica muito difícil.

@danib_i Lan tem câmera e as sérias têm cadastro de quem entrou, quem saiu e a que horas. O prejuízo de não controlar é da lan house.

@anônimo Como tu sabe se uma pessoa tá portando um documento verdadeiro?

@danib_i Tou dizendo: se você considerar que não dá para pegar os ip's, vão ter que me tirar do ar, porque sou anônima. Entendeu?

@anônimo O que aconteceu foi que caímos numa sinuca de bico: o anonimato é proibido pela CF. As outras leis não podem liberar.

@danib_i Então terão que tirar toda a internet do ar. Porque só não é anônimo quem expõe foto, nome completo e RG. Ou precisa quebrar os ip's.

@anônimo São 90 mil. Quantas tem isso? E mais: liberar o anonimato (que seria inconstitucional) ia beneficiar quantos vagabundos?

@danib_i A internet só é a ferramenta importante que é por causa destas propriedades. Ou não teria serventia em Cuba, na China ou no Irã.

@anônimo É, discordamos bem aí. Não tem jeito.

@anônimo Então tem que fazer uma EC antes de mudar a lei eleitoral.

@danib_i Se só tivessem tirado os termos "vedado o anonimato e respeitado o direito de resposta", já tava bom. Sem "liberar" o anonimato.

@anônimo O que não é probido na lei é permitido.

@danib_i Se você leu meu texto, deve ter entendido que é impossível legislar nacionalmente sobre a internet. Vasos comunicantes. A CF não abrange.

@danib_i A internet não está sob jurisdição nacional. Por isso a CF não alcança. Isso é o que os legisladores não entendem.

@danib_i Você preencheu seu nome completo para se cadastrar no Twitter? Colocou algum dado nacional seu, CPF, RG? Como provar que você é você?

@anônimo Eu não tenho provar nada. Quem acha o contrário que tem que provar que não sou eu.

@danib_i Então, se é assim, você se contradiz: tem como quebrar o anonimato de todo mundo na internet, ligar um post seu a vc. Só com o IP.

@danib_i Para não poluir minha timeline, vou apagar meus twitts depois e copiar nossa conversa para publicar no meu blog. Ok por você?

@anônimo Não, não. Não tou querendo me envolver em grande escala nessa discussão

@danib_i Então é até melhor apagar tudo depois, se você quer se preservar – e tem o direito. Publico no meu blog sem seu nome. Aí o anonimato!

@anônimo Mas eu sou contra o anonimato. Não seria correto. hahahahaha

4 comentários:

Nariz Gelado disse...

Dani, tô trocando meu anonimato pelo sigilo bancário do Okamoto. Que tal? :)
Menina, não vou esquentar, não.
Que se danem (ops) todos eles!

Beijos

Raphael R Barbosa disse...

A frase "Não, cara. A coisa mais fácil do mundo é te imputar penalmente. Isso não é anonimato." foi dita por você ou pelo @anônimo?

Daniela • Brasileira Insone disse...

Pelo @anônimo, Rapha.
Eu não disse que ele se contradiiz?

Quanto ao e-lap, é para funcionar sim. Tá disponível pela internet e é gratuito. Confira aqui:

http://jpsdbcuritiba.blogspot.com/2009/09/jovem-e-formacao-politica.html

Acho que este trecho é o mais importante:

As próximas apresentações serão realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Norte. Para realizar o curso, é necessário fazer um login e senha no site http://ninhotucano.wordpress.com/e-lap/

Anônimo de todo dia disse...

Parece uma conversa de doidos. É o que o governo consegue fazer com a gente.