domingo, 5 de outubro de 2008

Especialistas: blogs obrigam veículos a se reinventar

Os blogs como novos nichos de informação, as comunidades sociais construídas na Internet e a projeção dos veículos digitais marcam atualmente a pauta nos mundos da comunicação, e, por isso, os jornalistas e os meios tradicionais são obrigados a se reinventar se não quiserem desaparecer. Este foi o eixo dos seminários e painéis realizados no segundo dia da 64ª Assembléia Geral que a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) realiza em Madri.
A mudança de interesse do público, propiciada em boa parte pelas novas tecnologias, ficou evidente no espaço dos blogs, no qual qualquer pessoa com um conhecimento mínimo de informática pode criar seu próprio portal de Internet.
Em Cuba, por exemplo, a difusão dos blogs fez com que a informação deixasse de ser um monopólio do Estado e que pessoas como Yoanis Sánchez, criadora do "generación Y", possam oferecer sua visão particular da vida diária na ilha aos entre oito e dez milhões de internautas que o visitam por mês.
Stefanie Himoff, vice-presidente do Pluck Social Media, uma empresa que fornece os instrumentos de software necessários para criar comunidades e redes sociais, ressaltou que "a blogosfera é uma terceira dimensão" a qual a imprensa tradicional deve aproveitar, pois nela está sua futura sobrevivência.
Já Francis Pisani, um dos blogueiros mais famosos no âmbito internacional, disse que "o extraordinário do blog é a comunicação com as pessoas", e insistiu em que "as novas gerações não pensam em recorrer aos meios de comunicação com os quais não possam interagir de uma forma ou de outra".
Segundo ele, os "blogs já são coisa do passado", pois estão sendo deslocados pelo micro-blogging, que permite enviar mensagens com até 140 caracteres de graça através do telefone pelo programa Twitter.
Todos estes novos elementos têm a ver com a maneira com a qual canais tradicionais de informação, como os jornais impressos e as agências de notícia, enfrentam seu presente e futuro.
Isso foi abordado em um painel no qual "integracionistas e separatistas" debateram se o jornal digital deve ser o novo centro do universo na redação de periódicos e agências, e se é necessário inclusive uma adaptação física das redações.
Entre os integracionistas, o presidente da agência austríaca APA, Wolfgang Vyslozil, defendeu a necessidade de reunir ou aproximar fisicamente as pessoas que trabalham nas diferentes seções (texto, fotografia, vídeo e multimídia) para originar o produto diversificado pedido pelos clientes de maneira crescente.
Já o executivo-chefe do norueguês Verdens Gang, Torry Pedersen, ficou ao lado dos "separatistas" e defendeu uma diferenciação das redações nas quais os jornais e a edição online são feitos.


http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3232622-EI4795,00-Especialistas+blogs+obrigam+veiculos+a+se+reinventar.html

Nenhum comentário: